ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA DE COMUNICAÇÃO

ASSOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE COMUNICACIÓN

APRESENTAÇÃO

A ASSIBERCOM (Associação Ibero-americana de Comunicação) se desenvolveu a partir dos Congressos IBERCOM, criados com o interesse em aglutinar os investigadores da comunicação dos países ibero-americanos.

O “Movimento IBERCOM” surge em 1986, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado no campus da Universidade de São Paulo, em comemoração aos 20 anos da Escola de Comunicação e Artes da universidade, a ECA-USP, com a coordenação de José Marques de Melo e Maria Immacolata Vassallo de Lopes.

Depois disso, sucedeu-se a realização dos Congressos IBERCOM e, no ano de 1998, em Porto (Portugal), durante o V IBERCOM, sob a coordenação de Luís Humberto Marcos, decidiu-se institucionalizar o “Movimento IBERCOM” por meio da criação da ASSIBERCOM. E, dois anos depois, em 2000, seguindo-se a decisão tomada durante o V IBERCOM, a ASSIBERCOM foi legalmente constituída.

O último Congresso, o XIV IBERCOM, foi marcado pela recondução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes à Presidência da ASSIBERCOM, contando com Margarita Ledo, Margarida Maria Krohling Kunsch e Carlos Arroyo Gonçalves como os três vice-presidentes da entidade, além de Gisela Grangeiro da Silva Castro como Secretária GeralUma das propostas aprovadas foi a transferência da sede da Associação para a cidade de São Paulo.

Compondo a nova fase da ASSIBERCOM, elaboramos este novo site e as nossas páginas no Facebook e no Twitter. 

Site XV Congresso Ibercom 2017

COMUNICADOS DA DIRETORIA

Sede del Congreso Iberoamericano de Comunicación (IBERCOM) 2019

En el Congreso Iberoamericano de Comunicación (IBERCOM) 2017, realizado en Lisboa, Portugal, se anunció oficialmente que la Facultad de Comunicación y Lenguaje de la Pontificia Universidad Javeriana será anfitriona de la decimosexta versión de este Congreso.Leer más

Logos